segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A primeira gafe


Chegando a Belo Horizonte e super empolgado em plantar a primeira muda de orquídea que foi me dada de presente pelo orquidólogo Reginaldo de Vasconcelos Leitão, passei pelo Mercado Central da cidade com a finalidade de comprar um vaso para a nova moradora da minha casa logo após desembarcar na rodoviária. Mal lembrava eu de que Reginaldo havia me dito que me daria informações sobre aquela espécie. De posse do meu lindo vaso de fibra de côco e um borrifador fui para casa e plantei a orquídea. Todo orgulhoso a coloquei em um lugar dedestaque à sombra. Conforme havia dito, no primeiro contato Reginaldo me ensina plantar a muda e me disse se tratar de uma Stanhopea cuja uma das especifidades é que a sua inflorescência surge pela parte inferior da planta (isso nas minhas humildes e ignorantes palavras pois não sei usar os termos corretos ainda) o que exige que ela seja plantada em uma gaiola de madeira suspensa para que a inflorecência saia pelo lado de baixo. Envergonhado, só me restou tirar uma foto do meu lindo vaso antes de sair para comprar a tal gaiola. Vasconcelos também me disse que a Stanhopea deve florir em novembro, suas flores apesar de lindas e de grande porte vão durar pucos dias. Mesmo assim não desanimei em cultivar  esta linda planta pois adorei a sua folhagem firme, verde e cerosa. (espero em alguns meses estar usando uma linguagem melhor, mas por hora estou aqui demonstrando o meu encantamento).

1 comentários:

Reginaldo Vasconcelos disse...

Sobre as características das orquídeas, é muito fácil aprender com elas, pois assim como convivemos com as pessoas e aprendemos sobre elas, assim também é a relação com as orquídeas. O Universo Orquidófilo é fascinante! Seja bem vindo!!!