segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Diamantina, onde a história começa


Fui convidado a passar o final de semana do feriado da independência em Diamantina-MG que é uma das mais belas cidades históricas mineiras. Com incrível belaza arquitetônica colonial a cidade ainda conta com o patrimônio histórico e cultural de seus mais ilustres moradores como Juscelico Kubistcheck e Chica da Silva. Nesta cidade conheci pessoas inesquecíveis como D. Da Luz - uma pessoa meiga e apaixonante, as amigas inseparáveis Ivonair e Gilda ; e outro grande estudioso da região - Euler Menezes todos orquidófilos locais. Entre eles estava também Reginaldo de Vasconcelos Leitão da cidade de Governador Valadares. Reginaldo é orquidófilo desde os 9 anos de idade e se mostrou conhecedor de grande parte da vegetação nativa do cerrado mineiro em uma visita às formações rochosas da cicade de Diamantina, visita esta para a qual eu tive o privilégio de ser convidado. Orquidólogo que dedica grande parte de seus estudos às orquidáceas, Reginaldo  de Vasconcelos Leitão conta com mias de 400 espécies em sua coleção além de ser o responsável pelo registro de várias espécies as quais ele mesmo descobriu.
O orquidófilo é convidado por várias entidades do país para prestar consultoria em exposições locais. Sempre muito solicito e amante do que faz, Reginaldo de Vasconcelos Leitão  ajuda iniciantes a montarem os seus orquidários explicando desde as caractristicas das espécies até as condições de cultivo. Tive a oportudade, nesta visita, de ouvir o estudioso falar com facínio de tantas variedade de orquídeas e explicar as suas características que não tive como voltar do passeio sem vontade de cultivar orquídeas em casa e fazer parte de um grupo como aquele. Orquidófios e orquidólogos são antes de tudo amantes da natureza, nesta visita tive a oportunidade de observar o respeito que eles têm aos locais que visitam para observar o florir de espécies locais. Amantes da naturaza são uma família de pessoas alegres e felizes capazes de absorver de animais, rochas, plantas etc, a energia que precisam para se alimentar esperitualmente.

1 comentários:

Reginaldo Vasconcelos disse...

Essa região de Diamantina vem desde muito tempo despertando a curiosidade e o fascinio das pessoas, deslumbradas pelas belezas e riquezas. As orquídeas para mim são verdadeiras jóias que graciosamente vegetam sobre as rochas e nas matas. Além das belezas naturais também se encontram ali pessoas especiais, tão preciosas quanto as pedras preciosas, o ouro e as orquídeas.
Adoro estar nesse paraíso!